Pular para o conteúdo principal

Vamos tornar este mundo um lugar melhor?

A história que irei contar para vocês pode parecer meio fantasiosa mas é a mais pura verdade. Vou contar como minha família ajudou a salvar a vida de uma garotinha com um suposto câncer na cabeça. E como todos nós podemos tentar fazer deste mundo um lugar melhor.

Neste ano, minha esposa foi surpreendida com uma notícia que a deixou abalada. Uma criancinha, conhecida sua, teve um diagnóstico de câncer em uma parte da cabeça. A família da criança, de origem bem humilde, reside em uma cidade pequena. Essas cidadezinhas do interior do Brasil em que mal existe o hospital municipal para prestar auxílio à população.

Foram encaminhados então à capital e por aqui fizeram diversos exames. Após a avaliação médica, o prognóstico não foi nada bom. Ela iria fazer a quimioterapia porém a chance de cura era praticamente zero. Ela teria alguns meses ainda de vida mas não poderiam fazer nada a respeito.

A família ficou desolada com a notícia. A mãe, nova com seus 20 anos, acho que nem entendia bem tudo que estava acontecendo. Minha esposa, ao saber do rumo que a vida da menina tomava, decidiu pedir uma segunda opinião para outro neurologista.

Nada de novo. As opiniões eram iguais porém este segundo médico indicou um neurocirurgião renomado da capital paulista. De imediato fomos pesquisar seu nome no google.

Realmente, o cara era bom. Já tinha aparecido até em programas de televisão. Voltamos ao google e continuamos pesquisando o nome dele, buscando algum hospital público em que sua equipe realizasse atendimento.

Encontramos 2 ou 3 hospitais em que possivelmente ele faria atendimento. E um número para contato. Passamos o número para a família. Após um breve contato com a secretária, a mesma passou o e-mail dele para que os familiares entrassem em contato.

Foram enviados dezenas de e-mails. Eles foram muito espertos, se enviassem somente 1 ou 2 e-mails, eles poderiam ficar perdidos na caixa de entrada e nunca seriam lidos. 

O inesperado aconteceu. O médico ligou para a família e disse:

"Venham para São Paulo que podemos ajudar vocês."

De início fiquei preocupado. A família era muito humilde. Se precisassem fazer uma cirurgia, como iriam pagar? E se fossem depender do SUS, como estaria a fila de espera? Sou pessimista, confesso.  

A família decidiu ir para São Paulo, afinal, não tinham mais nada a perder. Aonde residiam não existia mais esperança. Chegando em SP, ela foi prontamente atendida no Hospital do GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.


O médico condenou os exames de imagem, condenou a quimioterapia, mandou retirar o cateter central e deu, o principal, um pouco de esperança para a família. Com os novos exames realizados e com outras cabeças pensantes, o prognóstico já foi outro:

"Volte para sua cidade e só retorne daqui a 6 meses para fazer exames de rotina!"

Aparentemente, a menina não carregava nenhum câncer agressivo incurável na sua cabeça. Minha esposa, morta de feliz, me pegou de surpresa com essa notícia. Sentei no sofá e comecei a ligar todos os pontos. A conversa com o neuro, a extensiva pesquisa para encontrar um contato dele, a própria índole do profissional, em ligar para a avó.

Minha cabeça explodiu quando liguei os pontos! Era tudo muito surreal! Comecei a pesquisar sobre o GRAAC, que até então, era totalmente desconhecido para mim. Queria encontrar uma forma de ajudá-los a continuar desenvolvendo este trabalho maravilhoso.

No site descobri que o grupo aceita doações em dinheiro (Bradesco), através do Fundo Municipal (boleto) e também pela lojinha, através da venda de produtos.

Vejo tantos fechamentos mensais pela finasfera, tantos aportes e não enxergo pessoas doando. Vamos mudar essa história? Não precisa ser muito, 0.5%, 1% já é alguma coisa.

Você não quer doar dinheiro mas pode doar seu tempo? Ótimo! Participe de alguma ação social, faça trabalho voluntário, adote uma instituição que nem eu adotei o GRAAC.

Façamos a diferença, amigos! Abraços e até a próxima!

Comentários

  1. Muito bom o seu post. Muito difícil alguém aqui aceitar essa idéia de doar. Parabéns.
    Outra coisa: achei esse sei tema do blog para celular muito bacana. Qual o nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr Bufunfa, também acredito que não vai mudar muito por aqui. Mas aos poucos, ao ver o fechamento com um percentual para doação, quem sabe se as coisas não mudam, né?

      O tema do blog está no tema "Notável", obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  2. É já faz alguns anos que ajudo com doações, lembro quando comecei eram apenas 9 reais no boleto pago religiosamente todos os meses (deixo no debito automático - DDA), hoje está 19 reais, cara é dinheiro que qualquer um tem e gasta com coisas inúteis. Pra quem morra em São Paulo, vale a pena a visita a instituição para ver que lá seu dinheiro é muito bem empregado e tem uma utilidade gigantesca, afinal são as pessoas tanto faz humildes ou não que são foco deles. O trabalho deles pra mim chama ESPERANÇA COM FINAL FELIZ.
    A tem também AACD, hospital dos queimados e outras que vale seu tempo e dinheiro, e doação não é apenas dinheiro mas seu tempo também é importante e pode mudar VIDAS, vai lá faz uma visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, exatamente, quando olhamos a instituição em serviço, fazendo o bem, ajudando as pessoas, dá aquele estímulo para doarmos.

      Irei visitar sim, basta surgir uma oportunidade. Abraços!

      Excluir
  3. Ajudar as pessoas que estão precisando é ótima maneira de ter um Brasil melhor

    Eu tento fazer a minha parte na ajuda as essas pessoas

    Abraço



    ResponderExcluir
  4. Mas qual médico estava certo afinal de contas? O que esse médico viu de diferente que os outros não viram? Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN, eu não consegui ter acesso aos laudos e exames dos médicos de SP. Creio que seja algum processo benigno. Vou investigar um pouco mais com a Sra Frugal, abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada