Pular para o conteúdo principal

Checando os números de novembro

Hoje estou com o domingo livre e resolvi fazer algo que gosto bastante: realizar contas e mexer com tabelas. Este texto é uma forma de incentivar os investidores que estão iniciando. Também considero uma forma de incentivar a mim mesmo, para continuar focado pelos anos vindouros. Comecei meus investimentos em renda variável em Junho/17 e foi um ano de bastante aprendizado. Finalizei o ano com a carteira totalmente vendida, estava com posições muito favoráveis, então preferi realizar o lucro. No início do ano, mudamos de residência, então, o dinheiro foi muito bem utilizado.

Vamos ver o gráfico de renda passiva de 2018 então:

Certo, de vermelho estão os rendimentos do imóvel físico que possuo. E de azul, rendimentos recebidos (em sua maioria) de Fundos Imobiliários. Em janeiro, fiz uma pequena carteira de fundos de recebíveis, da qual não me arrependo, vendi as posições com lucro e ainda tive essa rendinha no mês. Existe um hiato de 4 meses sem investimentos, justamente a época em que mudamos. 

Vou até criar um novo parágrafo sobre este assunto: casa própria. Percebam que tivemos que ficar um tempinho sem conseguir guardar dinheiro. As reformas, os móveis e o ITBI/cartório quebram realmente qualquer um.  E o pior, o imóvel ainda nem está da forma como queremos. Aos poucos, estamos destinando uma parte do salário para continuar as pequenas reformas.

Então, caso algum leitor esteja pensando em adquirir uma residência própria, fique muito atento a estes detalhes. 

Continuando, em maio conseguimos fechar o aluguel do apartamento antigo. No caso, assinamos o contrato com uma caução no valor de 2 aluguéis e o primeiro aluguel ficou para a imobiliária. Então, só viemos a receber dinheiro em Julho/18. 

Pensamento rápido a respeito de imóvel físico para o pequeno investidor: tenha, no máximo, UM e com um valor baixo (entre R$ 80k-110k). É mais fácil de alugar, IPTU costuma ser mais em conta e o condomínio também. E se precisar vender? É muito mais fácil vender um imóvel de R$ 100k, que um de R$ 300k.

Obviamente, existem exceções, porém o pequeno investidor dispõe de pouco capital. E imóvel físico é muito capital alocado em uma única forma de ativo.

Falando sobre os FIIs agora, em junho/18 recomecei a carteira de fundos. Em novembro, demos uma guinada buscando alcançar pelo menos R$ 800,00 de renda passiva. Estamos quase lá, tenho uma projeção para concluirmos este objetivo em janeiro/19.

Gosto de ter uma carteira bem diversificada, pago análises de casa independente, gosto muito de ler a respeito e obter o máximo de opinião a respeito do mercado. Este mês, a carteira entregou um yield de 0.70%. Justíssimo, no meu ponto de vista. 

Está carteira ainda irá se modificar neste mês, ainda possuo um dinheirinho para investir e existem os proventos a cair também. Como disse no parágrafo anterior, gosto de diversificar e sou adepto do mantra "SÓ A DIVERSIFICAÇÃO SALVA" rss. Então, para quem conhece o mercado de FIIs, tenho galpões, shoppings, papel, mono-ativo e até, desenvolvimento.

Estou concentrado em algumas posições, foram posições mais antigas. Com os aportes dos próximos meses, elas ficarão mais diluídas. 

Enfim, é isso. Falar sobre carteira é sempre um assunto interessante. Como os amigos estão posicionados? Mais em RF? Mais em RV? Se puder, comente.

Abraços!

Comentários

  1. Fala Frugal, bacana seu relato...
    Em relação a imóveis eu vejo que se for pra aluguel, é muito melhor comprar imóveis baratos para alugar visando o público de menor poder financeiro, pois dificilmente irá ficar vago.
    Um abraço meu camarada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joselito, tudo bem? Acho que já comentei no seu blog que acho sua estratégia bem interessante. Eu ficaria com o pé atrás por conta da região periférica em que vc adquire os imóveis. Mas é assim mesmo, temos que arriscar mais para termos maiores retornos. Um grande abraço!

      Excluir
  2. No meu ponto de vista, os fundos imobiliários estão meio caros no momento, por outro lado a renda fixa está uma lástima, as ações sofrendo forte volatilidade por esses dias.
    Resumindo, está feia a situação.
    Estou com um valor considerável parado em conta corrente, aguardando abrir alguma oportunidade, mas já está dando nos neevne o cenário atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação não está fácil, Gravata. Nesta carteira que postei, tem muitos fundos que não tenho mais como comprar pois ficaram caros. Aí tem que sair garimpando algo de qualidade com preço justo. Dá um pouquinho de trabalho mas compensa no final.

      Quando bate dúvida sobre o que fazer com o dinheiro, acabo botando na casa, reduzindo o prazo do financiamento.

      Abraços e até mais!

      Excluir
  3. Fala Frugal! Gostei do seu blog. Hoje foi minha primeira visita.
    Minha carteira hoje é 65% RF, 35% RV. Porém venho aumentando minha exposição à RV nos últimos meses. Pretendo fazer 50/50.
    Grande abraço e sucesso!
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stark, seja bem-vindo e obrigado pela visita. Foque seus estudos em RV que vc poderá ficar até mais exposto e lucrar bem mais que a renda fixa. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Boa evolução da renda passiva.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada