Pular para o conteúdo principal

Voltando aos aportes



Resultado de imagem para dinheiro

Seis longos meses pagando imposto de renda. Uma dor eterna que parece não ter fim. Mas acabou, DARFs foram pagos, agora é respirar tranquilo pelos próximos seis meses e focar no que importa. Pro próximo ano, irei parcelar em no máximo 3 vezes, mesmo que eu me lasque todinho para pagar. É aquele tipo de obrigação que quanto mais rápido acabar, melhor.

Então, hora de rever objetivos. Com a venda do automóvel, batemos a meta de reduzir o financiamento para menos de 300 meses até o final do ano. Atualmente, a dívida imobiliária não está me incomodando muito. Uma dívida que custa 0,88% ao mês de juros, não é algo de outro mundo. Sim, existe o fator psicológico, muitos anos de compromisso, porém, por incrível que pareça, estou tranquilo a respeito.

Um dos motivos é que, nossa renda passiva já bate quase metade dos juros mensais que pagamos. No caso, a renda que possuímos é de um imóvel alugado e de uma recém-criada carteira de FIIs. O yield mensal da carteira está em torno de 0,66% ao mês. Estou fazendo pequenos ajustes nela, quem sabe chegaremos em breve a 0,70% sem assumir tantos riscos.

Na vida pessoal, estou cada vez mais orgulhoso da minha esposa. O orçamento dela ficou bem folgado, agora que ela não possui mais o carro. Como uma forma de incentivá-la a guardar dinheiro, assumi as prestações do financiamento estudantil dela. Sendo assim, ela possui o salário 100% líquido.

Ela é extremamente frugal, bem mais do que eu. Neste mês ela conseguiu uma faixa de aporte de quase 40% do salário. É algo respeitável, nessas horas bate um orgulho foda ahah. Com o dinheiro sobrando na conta dela, ela resolveu perguntar como funcionava a carteira que eu estava montando.

Abri minhas planilhas, mostrei os proventos que temos recebido e nossa projeção se fizéssemos aportes visando o mesmo objetivo. Foi então que o céu se abriu! Ela ficou maravilhada com o universo da renda passiva e dos juros compostos. Universo esse que ela já conhecia um pouco porém como seu salário era consumido com carro e crédito estudantil, ela acabava ignorando e deixando de lado.

Estamos aos poucos traçando objetivos novos, a ideia é ir subindo uma escadinha. Incrementando de pouquinho em pouquinho. Pelas contas de padaria que fizemos, a cada 3 meses daria para aumentar em R$ 100,00 a renda passiva. Quem sabe um dia chegar num ponto em que os juros do financiamento seriam pagos pelos juros dos investimentos... Não custa nada sonhar, até porque, não está tão distante assim. 

Essa semana foi realmente bem atípica, fui invadido por um sentimento de felicidade e satisfação. Antes eu tinha receio sobre a venda do carro. Diversos medos me sondavam, medo de ser enrolado na negociação, medo de não conseguirmos se virar sem a condução, enfim, pode parecer meio bobo, mas eu seria o responsável, de certo modo, caso alguma coisa ruim acontecesse. 

Hoje, estou mais certo do que nunca de que essa foi a decisão mais sensata que poderíamos ter tomado. Agora é hora de colher os frutos por termos escolhido este caminho. 

O caminho da tranquilidade financeira.

Grande abraço a todos, até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada