Pular para o conteúdo principal

Receitas x Despesas - Maio/18

Resultado de imagem para financas

Não faço um fechamento mensal há alguns meses. Não tinha noção da saudade e do bem que isso me fazia. Saber para onde vai cada centavo do orçamento é muito gratificante. Através dele posso saber aonde está o pinga-pinga da torneira financeira. Este mês, por exemplo, foi bem desafiador. Os detalhes serão postados no decorrer do texto. Vamos lá:

Receitas


Então, vamos entender esse extra, tive uma receita não-recorrente, totalmente surpresa, que não esperava de forma alguma. Explico, início do ano paguei o ITBI + Cartório do imóvel atual (meus queridos, pensem na facada...). Acontece que, a consultoria calculou para mais o valor e após acerto de contas, sobrou um troco para mim. Dinheiro esse que eu já considerava perdido. Então, pensem na minha felicidade quando soube dessa graninha :)

Além disso, efetuei a venda de um jogo.  Coloquei tudo no mesmo bolo de extra, para não complicar muito. Sobre os salários, sem novidades, tudo correu dentro do esperado. Como refiz minha carteira de investimentos neste mês, não tenho rendimentos a incluir. E o aluguel, ainda irei receber, a primeira mordida é da imobiliária.

Despesas




Casa (33%): Gastos com residência foram bem elevados. Passarei o ano pagando móveis, ainda tenho mais alguns para projetar também. Então, os gastos devem ficar nesta média. Nessa categoria, estão inclusos, prestação, condomínio, energia, móveis, seguro residencial, diarista e serviços.

Aporte (19,6%): Este aporte aconteceu graças à receita não-recorrente, Sem ela, acho que teria aportado menos de 5% do salário. Fiz um bom uso da mesma, comprando algumas cotas de JSRE11 e VISC11. 

Saúde (12,2%): Categoria mais desafiadora do mês. Minha esposa vem sendo acometida por uma doença crônica. E tudo piorou justamente na mudança de plano de saúde (plano anterior absurdamente caro), quando ficamos sem carência para consultas. Só para terem ideia, metade dos gastos desta categoria foi voltado somente para consultas médicas e medicamentos. 

A saúde dela está bem melhor. Vem apresentando melhora considerável a cada dia que passa. O sentimento que fica é que não adianta ter dinheiro, ter casa, carro... não adianta ter nada se a gente não tiver saúde. Faça exercícios físicos, check-up periódicos, enfim, cuide de você e dos seus , sempre.

Imposto de renda (9,0%): Resolvi fazer diferente neste ano, aproveitei o menor nível histórico da SELIC e parcelei a mordida do leão. A sensação de impotência é indescritível. Assistir, sem poder fazer nada, quase 10% do meu salário indo pro ralo todo mês. Nossa, como dói. Estou digitando e dá vontade até de chorar um pouquinho... 

Brincadeiras a parte, é o governo sempre puxando o cidadão para baixo. É a vida meus amigos.

Alimentação (8,0%): Gastos absurdos com saídas para comer. Todo mês isso acontece e todo mês reclamo, rss. Neste maio que passou, pelo menos tenho uma justificativa, minha esposa estava adoentada e eu acabava descontando na comida.

Despesas pessoais (5,6%): Gastos com familiares, compras esporádicas e presentes.

Transporte (5,3%): Nesta categoria temos combustível e estacionamentos. Está numa média aceitável. 

Lazer (5,1%): Iniciamos um esporte novo (estava parado há meses), comprei um jogo e voltei a pagar o clube Smiles, após uma promoção relâmpago que rolou na semana passada.

Internet/Celular/IPTV (2,2%): Duas linhas controle, a internet residencial e a lista de IPTV (sei que é errado pagar IPTV porém, mais errado ainda seria pagar R$ 200,00 por mês só para assistir Discovery).

Carteira de investimentos
Esta é minha humilde carteira atualmente, reiniciando do zero. Sempre gostei de FIIs e assim continuo neste rumo. Seguem abaixo os preços-médios:

JSRE11: R$ 106,32
VISC11: R$ 107,09

Então, gastei uma horinha organizando as finanças, deixo a sugestão para que todos façam o mesmo, afinal, ou você controla seu dinheiro ou ele controlará você! Um grande abraço a todos e sucesso!

Comentários

  1. De fato, por no papel os gatos te dão controle sobre suas finanças e te ajudam no planejamento de como alocar os aportes sem prejuízo do capital de giro.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada