Pular para o conteúdo principal

Não vai ter post de carteira, não!

Isso aê e sabe por que não vai ter post? Porque liquidei todas minhas posições de renda variável. E já vou pedindo desculpas mas este será mais um post sobre imóveis. É o que anda rolando atualmente na minha vida, então, paciência :)

Posições liquidadas, patrimônio financeiro alocado todo na poupança e comecei a gerar boletos de quitação do apê. Não consegui resistir, já passou da hora deste imóvel vir pro meu nome.

Como meu limite de pagamento diário é de somente R$ 6000,00. Tive que gerar alguns boletos no decorrer da semana passada. Todo dia um boletinho. E a recompensa era olhar o saldo devedor diminuir no dia seguinte no app da CEF.

Durante a realização desses pagamentos,  aproveitei para ver outro apartamento com a patroa. Ela adorou, 10 metros quadrados a mais que nosso atual, varanda, elevador, piscina, academia. Enfim, um condomínio organizado, bem diferente da zona/cortiço em que vivo. 

Eu também gostei mas o que me chamou a atenção mesmo foi o preço, o dono queria 40 mil a menos que o preço tabelado pela imobiliária. Por que? Por falta de organização financeira, precisava se livrar dele pois a dívida estava consumindo quase metade do seu salário.

Seria uma grande oportunidade, passei duas noites pensando como dar uma entrada boa. Mas a conta não fechava de jeito nenhum. Estamos quitando o atual, quase totalmente descapitalizados, teríamos que fazer rolo vendendo um dos carros e mesmo assim se virar com uma prestação alta.

Ainda tem a cereja do bolo: a taxa de juros de quase 12% ao ano. Nesse momento percebi a importância de ter dinheiro no bolso para pechinchar essas oportunidades. Tudo seria mais fácil e quem sabe ainda sairia com um descontinho de uns 10-15 mil reais...

Tive que dizer não. Vamos adiar essa compra por um tempinho mais.

Confesso que me desfazer da carteira doeu um pouco. Às vezes ficamos ligados aos números e isso não é legal. Não é saudável. Mesmo assim foi satisfatório receber a valorização das cotas dos FIIs. Tive alguns pequenos prejuízos que foram reduzidos pelos proventos recebidos durante o período. 

No final, o saldo foi bem positivo: R$ 735,05 de proventos recebidos de Junho pra cá. Valorização das cotas (valor bruto) em R$ 629,65. Para quem começou bem tímido nesse mercado, recebendo R$ 13,00 de rendimento inicial, está bom demais!

Poderia ter sido melhor? Claro, se eu segurasse por mais tempo as posições, porém aprendi muito no processo. E isso é que importa. 

Deixei o saldo devedor do apê atual em R$ 17.000,00. Mais ou menos o valor previsto de FGTS para a metade do próximo ano (momento em que poderei amortizar). 

Ainda possuo um dinheiro comigo que queria colocar na renda fixa, porém depois que conheci a renda variável fica impossível aceitar um rendimento de 0.49% ao mês. 

Possivelmente irei criar uma carteira só de FIIs de papel. Não é o momento de comprar tijolos. E meu dinheiro tem prazo, será consumido em no máximo 6-12 meses. O risco é muito alto da SELIC subir, as cotas caírem e eu me lascar bonito.

Minha esposa e eu estamos mais focados que nunca. Iremos viajar nas férias para um lugar mais próximo, assim gastaremos menos. Vamos vender parte de nossas férias também para alcançar mais rápido o objetivo da casa nova. 

Sendo otimista, em 6 meses já teremos um saldo bom para dar de entrada. Não tem mistério, é manter o foco e aguardar.

Então pessoal, esse será meu final de ano. Desejo a todos os colegas da finasfera um feliz natal e um 2018 de muitas conquistas e de muitas IFs pela frente :)

Abraços e até a próxima!

Comentários

  1. Ola´ FA,

    Desejo sucessos nessa nova aquisição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana cara, eu também irei aproveitar a entrada da segunda parcela do 13° para quitar o que tenho que quitar. e quando resgatar o cdb no meio do ano que vem vou quitar meu imóvel.
    Um abraço meu camarda, Sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Joselito, é muito bom usar o décimo terceiro dessa forma. A maioria da população utiliza para gerar mais dívidas e compromissos no cartão de crédito. Acabam cavando um buraco cada vez maior no orçamento.

      Em breve você estará quitando seu imóvel, parabéns!

      Um grande abraço e feliz ano novo!

      Excluir
    2. Isso aí. Feliz Natal e um próspero ano novo pra você e sua família.

      Excluir
  3. Quitar as dívidas logo no início da caminhada à IF é especial Frugal, mesmo as imobiliárias. Tenta comprar o próximo imóvel sem fazer novas dívidas.

    Mesmo sem fechamento mensal, não deixa de postar. Abraços e Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, vamos tentar dar uma entrada boa para que o saldo devedor fique o menor possível.

      Boas festas e um 2018 de muitas conquistas! Abraços!

      Excluir
  4. Dinheiro é um meio para atingir a felicidade.

    Foi ótimo ter poupado, ajudou bastante nessa fase da vida.

    E daqui a alguns anos você pode voltar a ter uma carteira de investimento.

    Abraço e bom Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras DIL, lhe desejo um feliz natal e um próspero ano novo!

      Até mais!

      Excluir
  5. Não vai ter mais posts ?
    Coragem homen !!!
    Março de 2018.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada