Pular para o conteúdo principal

A velha dúvida de alugar ou comprar um imóvel

Eu não sei se é um comportamento típico de brasileiro ou se a maioria das pessoas tendem a ser assim, ou ainda, se é culpa desse monte de filmes e séries norte-americanas em que a família possui uma casa gigantesca e uma hipoteca MAIS gigante ainda (nas séries não aparecem as dívidas, obviamente). Enfim, eu só queria entender por que a grande maioria das pessoas considera a ideia de alugar um imóvel, uma ideia "ruim"?


Conversando sobre nosso próximo imóvel com a Sra. Frugal, a mesma tinha aprovado a ideia de alugar nosso próximo imóvel e pagar o mesmo com nossa renda passiva, que no caso seria, a renda advinda do patrimônio financeiro mais a renda do aluguel do apartamento atual.

E na boa, modéstia a parte, que ideia genial, puta que o pariu! Dar um upgrade na vida sem precisar torrar o dinheirinho acumulado? Como isso não pode ser bom?

Só de pensar em viver um tempo sem se preocupar com financiamento de banco, sem pensar em imobiliar um apartamento novo, sem pensar em zerar a conta bancária para comprar imóvel, sem pensar em pagar juros... 

É tanta vantagem que não vejo como esta ideia poderia ser ruim. 

Mas parece que para a minha esposa, tudo que importa é ter algo "nosso". Este nosso está entre parênteses porque durante 30 anos, o imóvel será do banco e não nosso. E desde ontem andamos discutindo, tentando traçar objetivos semelhantes, afinal, precisamos ter os pensamentos alinhados para alcançarmos nossas metas.

O mais bizarro disso tudo é que ela disse hoje que eu não considero dinheiro um meio, ela acha que estou guardando dinheiro para levar para a gaveta do caixão. Essa hora eu quase caí da cadeira!  Meu cérebro bugou! Dinheiro sempre foi e sempre será um meio! Um meio para termos segurança, gerarmos renda passiva, um meio para morarmos em um lugar melhor sem precisar tirar grana do nosso bolso. 

Tem tantos "meios" que eu seria capaz de passar um dia inteiro escrevendo sobre isto aqui. Não prolonguei muito esse assunto com ela. Apenas disse que deveríamos focar no que é mais importante no momento, que é: quitar as dívidas. E continuar sonhando pois é de graça :)

Então ela jogou baixo e falou que eu poderia vender o apartamento para pagar o próximo. Confesso que não seria uma má ideia. Porém, não quero me desfazer deste imóvel. Não quero girar este patrimônio. A única forma que eu aceitaria vender o apê atual seria se os inquilinos fossem tão problemáticos ao ponto de preferir ter o dinheiro em mãos, ao stress de ter que lidar com atrasos e confusões. É algo que pode realmente acontecer, não posso descartar esta possibilidade.

Porém, ainda vou trabalhar na cabeça dela, a chance de alugar outro lugar. Um apê maior, melhor localizado e bem perto do serviço. Sendo pago com nossa renda passiva. Ou seja, viveríamos de graça. E continuaríamos aportando.

A moral dessa história é que devemos pensar fora da caixa. Isso é fundamental para o desenvolvimento da inteligência financeira. Aprendam a trilhar seus próprios caminhos e não se guiem por filmes, novelas ou até mesmo, pela vida do amigo do trabalho.

Abraços e até mais!

Comentários

  1. Olá FA,

    Tomara que você resolva esse problema.
    A maioria das mulheres tem medo de investimentos, elas vão mais na idéia da mídia. Tenho colegas que suas esposas nem gostam que eles investem. Complicado isso. Ainda bem que sou sozinho, caso contrário esse tipo de pessoa não iria dar certo comigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cowboy, são as lutas do dia-a-dia. Após poucos vamos tentando sintonizar os objetivos.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Tente mostrar para sua esposa que no financiamento você aluga dinheiro. Mostre as tabelas de amortização da dívida, pode ajudá-la a entender melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caipira, ótima dica! Hoje ela pediu para que eu fizesse uma planilha de aluguel x financiamento :)

      Sucesso e abraços!

      Excluir
  3. Fala Frugal, blz. Dependendo da pessoa, às vezes é inútil argumentar. Caso ela seja aberta a argumentos, tente explicar. Se não, vá focando em pagar as dívidas. Depois argumenta sobre a reserva de segurança. Se insistir em trocar de apartamento, girar patrimônio, mostre os custos que essa ação trás, e diga que se vocês tem dívidas, então a última coisa a se fazer são mais dívidas. Mantenha o ap e faça como você disse, viva de graça e aporte.

    Estou falando o que eu faria.

    A senhora Diário também pensa em comprar imóvel, porque não temos nenhum e moramos de aluguel a vida toda. Sempre que esse assunto vem à tona eu explico que não vou em hipótese alguma pagar juros pra Banco. Até posso algum dia comprar um imóvel, mas quando puder fazer à vista, conseguindo desconto considerável. E mesmo assim, quando essa aquisição não for baixar muito o patrimônio.

    Relacionamento é complicado. São duas cabeças diferentes. Mulher gosta de segurança, todos sabemos, e um imóvel é a expressão física desse sentimento.

    Grande abraço e boa sorte colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, obrigado pelo comentário! Você está corretíssimo, só devemos pagar juros ao banco em último caso! Não devemos dar um salto maior que nossas pernas, a chance de se esborrachar é muito grande.

      Estamos tentando chegar a um denominador comum. Quitar as dívidas está como prioridade número 1 da lista.

      Sucesso e um feliz 2018!

      Excluir
  4. Fala Frugal.. Realmente tem mulher que não entende muito bem nossos sonhos de IF.

    Eu estava com um plano de ganhar em média 2% de retorno sobre investimento por mês em um lance com kitnets para pessoas de baixa renda.

    A minha noiva achava que era melhor deixar o dinheiro na poupança.
    Enfim, apareceu uma oportunidade de comprar uma casa pequena em um lugar legal e ela me convenceu a trocar todos os planos de renda passiva por essa casa é algumas parcelas de promissórias diretamente com o dono do imóvel sem juros nenhum.

    É muito difícil quando elas nào pensam como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joselito, tudo bem? Parece que estamos em uma fase semelhante da vida rs.

      A bem da verdade, ter um teto não é ruim de forma alguma. Mas sabemos que podemos gerenciar bem o nosso dinheiro ao invés de deixar imobilizado na forma de tijolo com portas e janelas.

      É isso aí, bola pra frente. Abraços!

      Excluir
  5. Problema do Brasil são os juros altos para empréstimo, nos Estados Unidos os juros são bem baixos o que ajuda muito.

    Outra coisa que tem casa tem muito menos flexibilidade para mudar.

    Também gosto dessa ideia de pagar o aluguer da casa com a renda passiva (proventos) dos investimentos

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL, os juros aqui são realmente estratosféricos! Apesar de que, quando se trata de financiamento imobiliário, podemos encontrar taxas bem menos agressivas.

      Meu financiamento tinha uma taxa de 6% a.a. Poderia pagar com folga da renda passiva. O problema é ter uma dívida por 30 anos. Por menor que sejam os juros, dívida é dívida.

      Um grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada