Pular para o conteúdo principal

Receitas x Despesas - Novembro/17


Queridos leitores e colegas de Finansfera, chegamos ao final de mais um mês. Este foi um mês bem atípico, vendi alguns eletrônicos, amortizei um percentual bom do meu salário e gastei bem menos nas saídas com a patroa. Então, sigam com a leitura que hoje temos novidade.

A Receita, como de costume, é adquirida através dos salários, da renda passiva dos FIIs/ações, do investimento do salário e de algumas vendas que fiz neste mês. Falando nas vendas, me desfiz de alguns eletrônicos para comprar um console novo. Já sigo este padrão há alguns anos. Desta forma, não preciso me descapitalizar para adquirir algo novinho em folha.

Gostaria de abrir um parênteses e falar sobre o investimento do salário. Atualmente, utilizo um fundo referenciado DI (do meu bancão mesmo), já que o dinheiro fica investido em torno de 27 a 29 dias. Neste mês, tive um rendimento líquido de exatos R$ 14,05. Caso você não saiba, acumulo todas minhas compras do mês no cartão de crédito. Enquanto isso, o salário fica investido no fundo DI e no final do mês realizo o pagamento da fatura.

Considero estes R$ 14,00 um dinheirão! É uma renda que não precisei fazer absolutamente nada! Não tive que estudar nada do mercado financeiro para conquistar! Pode parecer pouco mas imagine seu salário caindo todo mês com R$ 15,00 a mais. Imaginou? Pois é, já não parece mais tão pouco assim, não é?

Seguindo em frente, este é o gráfico das despesas categorizadas:


Amortização (32,8%): Consegui amortizar a faixa ideal que estava no meu planejamento. Com este pagamento, cheguei a 50% do valor pago do meu financiamento. Estou me dedicando para fechar esta etapa da minha vida em meados do próximo ano e ser, finalmente, dono do meu imóvel. Atualmente, sou dono de uma dívida apenas. 

Caso você possua um financiamento, não caía na ilusão de achar que é dono do bem. O banco é o dono, ok? Não esqueça disto.

Lazer (14,7%): Esta faixa teve um aumento considerável neste novembro. Como comprei um console novo, então, já estava previsto que iria subir mesmo.

Saúde (11,6%): Um leve aumento nesta categoria por conta de gastos na farmácia. 

Alimentação (11,3%): Uma agradável surpresa! Conseguimos, finalmente, diminuir os gastos com as saídas para jantar! Estou quase satisfeito, ainda acho que podemos diminuir um pouquinho mais. Bola pra frente!

Casa (9,7%): Sinto um pouco de satisfação quando vejo os meus gastos com residência abaixo dos 10% do orçamento doméstico. A média do brasileiro é bem acima disso. Enquanto a população não entender que o imóvel é do banco e não é dela, essa média continuará em patamares elevados.

Outros gastos (9,5%): Tive que ajudar um parente que está passando por uma situação financeira bem delicada. Fico triste em ver o estilo de vida que ele levou. Teve uma certa grana no passado, não soube lidar com o dinheiro e agora depende da ajuda de filhos e parentes pois sua renda não é suficiente para se manter. É o tipo de velhice que não desejo para ninguém.

Transporte (5.6%): Quem dera se os gastos com transporte sempre ficassem nessa média. Daqui a pouco teremos gastos com seguro e manutenções novamente. É o preço a se pagar por um pouco de comodidade.

Aporte (4,4%): Um aportezinho bem tímido. Reinvesti os proventos mensais e o restante veio da sobra do final do mês. Em dezembro teremos um aporte mais parrudo com a ajuda do 13º salário.

Doações (0,4%): Uma das formas de me desligar do dinheiro. Doei parte da minha receita para o GRAACC. Caso deseje conhecer e ajudar as crianças com câncer, este é o link.

E assim termina novembro. Próximo mês irei fazer uma retrospectiva financeira dos últimos 12 meses. Os acertos, os erros e para onde continuar caminhando. Então, é isso, até mais!

Comentários

  1. Muito legal da sua parte a doação para GRAACC. Isso poderia ser algo comum na comunidade. Abraços e parabéns pelos resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bufunfa, ajudar o próximo nunca é demais. Pode ser por doações, ações sociais, etc.

      É um valor que não me deixa nem mais rico, nem mais pobre.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Legal FA,

    Pelo menos você aportou. Eu tenho um parente que me pediu dinheiro emprestado para pagar dívida no banco, mas eu falei que não posso. Eu não vou emprestar dinheiro para ninguém. Apenas para minha família caso necessite.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola cowboy, tem uns parentes que são malas mesmo. São sanguessugas que vivem a espreita para a próxima vítima.

      No meu caso, é um parente que ajudou minha família no passado. Pessoa de bom coração, porém sem educação financeira.

      Abraços e até mais!

      Excluir
  3. Fala Aportador Frugal, Bem bacana seu fechamento. Eu acabei de adquirir um imovel pequeno porém num lugar super bacana. No valor de 100.00,00 . O acordo foi direto com o proprietario , dei uma kitnet que tinha adquirido , mais 45.000 na mão + 1 parcela de 5.000 + 25 parcelas de 1000. Porém devo quitar o imovel logo em abril se o proprietario aceitar negociar uns 2, 3 mil de desconto. melhor coisa é se livrar de contas.

    Esse lance de emprestar dinheiro é fod* , ainda mais quando é familia cara. Meus pais não são muito bem de grana , esse mês emprestei 400 conto pra minha mae pagar o aluguel, ela falou que ia me pagar dia 10 e até agora nada. Meu pai ta devendo 500 conto tem 2 meses. É dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joselito, a sensação de ter um imóvel próprio deve ser sensacional. Não precisar mais pagar aluguel ou prestação. Um dinheiro a mais sobrando todo mês. Parabéns pela aquisição!

      Sobre o dinheiro pros pais, a melhor coisa a fazer é fingir que esqueceu e seguir em frente.

      Abraços!

      Excluir
  4. Esqueci de te perguntar. Você paga os boletos pelo cartão de crédito também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o pulo do gato, amigo. Eu uso o mercado pago e até agora não cobraram taxas. Dá para pagar tudo, luz, prestação da casa, internet e até boleto do condomínio.

      E tudo virando milhas!

      Excluir
  5. Bem legal esse seu fechamento, gostamos de fazer assim também, discriminando o peso que cada categoria de gastos tem o orçamento total. Em tempo: parabéns por manter os gastos com a "casa" em menos de 10%. Quais são as despesas que você considera ali?

    Sobre a doação, parabéns pela iniciativa! Quando doamos também procuramos direcionar pra entidades reconhecidamente sérias. No ano que vem tentaremos direcionar parte do IR a pagar (sim, infelizmente - ou felizmente - nós temos que pagar) pra alguma entidade também. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nazareno, em "casa" temos as despesas de prestação do apê, luz, internet, condomínio, diarista e telefone celular. Não discriminei para a leitura não ficar muito enfadonha rss.

      Ahh, as únicas certezas da vida, a morte e a mordida do leão. Já fico triste só de pensar. Vou seguir sua estratégia e direcionar para alguma instituição de caridade também.

      Volte sempre, abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada