Pular para o conteúdo principal

A semi-independência financeira

Gostei muito de criar este blog. Sinto que quando escrevo, fico mais comprometido com meus objetivos. Ler e reler os posts dá um certo gás. 

Percebo também que não estou sozinho. Somos diversos buscando a mesma conquista. O mais interessante disso tudo será ler esses textos daqui a 2-3 anos. E notar a evolução. Certamente ela acontecerá.

Partindo agora para o assunto principal do post, está na hora de ser honesto comigo mesmo. Meu mindset mudou com mais de 30 anos. Cheguei nos 30 num piscar de olhos, imagine então quão próximo estou para ser quarentão.

O que significa isso? Menos tempo terei para alcançar o que almejo. Como resolver isso? Aportando mais. O problema é que não moro mais com meus pais, já sou casado e tenho compromissos financeiros que não existiriam se ainda morasse com eles.

E pensar que eu passei quase 10 anos fazendo cagadas financeiras... Não dá para consertar 10 anos em 10 dias. Porém, podemos tentar usar uma super-cola e ver no que vai dar.

E aqui chegamos num ponto-chave. Muitos blogueiros odeiam seus serviços e vêem a IF como uma forma de libertação. Eu, por outro lado, odeio trabalhar muito mas não odeio o que faço.

Possuo muito conhecimento e experiências acumuladas no decorrer de todos estes anos. Não me imagino fazendo outra coisa. E seria plenamente feliz se pudesse ter uma carga horária decente com um salário digno.

Este é o conceito de Semi-Independência Financeira. Os investimentos me dariam a renda passiva necessária para alcançar o salário que busco. Poderia me dar ao luxo de trabalhar pouco e ter uma renda mensal justa.



E, ao pensar deste modo, eu não precisaria alcancar 1 milhão de reais (é o número mágico que todos citam por aqui). Para ser honesto, nem consigo me imaginar alcançando essa cifra. Eu teria que aportar tanto dinheiro que mudaria de frugal para morador de rua.

É um objetivo palpável. Se eu tivesse um medidor da Semi-IF hoje, estaria em exatos 5,10% alcançados. 

A moral disso tudo: precisamos ser honestos com nós mesmos. Não adianta buscar sonhos impossíveis pois a frustação chega muito mais rápido do que se imagina. 

É sempre bom sonhar mas com o pé no chão. Pois o sonho tem chances reais de se tornar realidade, ao invés de decepção.

Próxima semana posto a carteira de outubro, um grande abraço a todos e um ótimo restinho de sábado.


Comentários

  1. Grandes palavras amigo !! Bons investimentos !!

    ResponderExcluir
  2. É importante mesmo ter o pé no chão Frugal, mas você ainda está razoavelmente numa idade boa. Se a maioria se aposenta com 65 anos, imagino que falte pra você uns 30 anos ainda. É bastante tempo. Pode refazer esses cálculos aí com certeza.

    Depois dê uma passada lá no meu blog, no post sobre como calcular o montante de uma aplicação.

    Não sei sua capacidade de aportes, busquei em seu blog e vi que você não posta valores. Mas se você conseguir aportar cerca 500 reais todo mês, e conseguir uma rentabilidade de 0,8% ao mês (algo bem plausível) , você chega sim a 1 milhão nesses próximos 30 anos.

    Sendo mais realista e jogando a inflação no cálculo, mesmo com uma inflação média de 4% ao ano até lá, é possível. Seria o caso de poupar 1500 reais com essa taxa de rendimento, ou então aumentá-la pra 1,2% ao mês e poupar os mesmos 500 mensais. Daqui a 30 anos vai ter o equivalente a 1.000.000 em valores de hoje.

    Resumindo, não é difícil você alcançar o milhão, nem a Independência financeira full.

    Quanto a postar sempre, eu digo a mesma coisa. Postar meio que te faz se manter melhor na busca das metas, porque é algo que se leva para o papel, não fica só na consciência, na área dos desejos. É como se se tornasse algo realizável, palpável. E a pessoa fica compromissada consigo mesmo. Também o fato de haver outras pessoas acompanhando ajuda muito.

    Forte abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, eu acho que o maior problema de aposentar aos 65 anos seria ter que levar essa vida por mais 30 anos.

      Os concursos da área de saúde não pagam tão bem. Então temos que acumular 2 pelo menos, para conseguir um salário melhor.

      E lá se vão 60-70 horas semanais de trabalho. É algo bem desgastante. No longo prazo, é renunciar festas em família, noites de sono, lazer com a esposa...

      Eu pensei num período de 10, no máximo 15 anos levando essa vida. Caso se estenda pelo dobro disso, acho que consigo até passar dos 1 milhão.

      Enfim, bora continuar poupando que isso aqui é papo para mais de hora ahah.

      Abraços e até mais!

      Excluir
  3. Acho que isso é uma ótima ideia trabalhar menos horas numa coisa que gostamos, a outra parte ser compensada pelos investimentos e com ter mais tempo livre

    Se poder passe pelo meu Blog para entrar na minha Fanpage no Facebook (criei faz pouco tempo)

    Abraço e bons investimentos




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIL, obrigado pela visita. Desejo sucesso com sua fanpage, não tenho como lhe ajudar pois quase não uso redes sociais.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Frugal

    Me identifiquei com muito que você escreveu nesse post, eu também estou muito pensativo nesses dias, sobre os aportes, metas, trabalho, tempo livre ... entre outras coisas.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Socrates, somos seres dinâmicos, é interessante rever os objetivos após algum período de tempo. Nosso tempo é bem curto por aqui, devemos focar naquilo que realmente importa.

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Peço licença para tecer alguns comentarios e considerasões sobre este blog.

    Sempre acompanho os blogs daqueles que habitam a finasfera e faço questão de registrar que este sem sombras de dúvidas, na minha concepção é o mais relevante.

    Talvez seja por motivo de identidade, de coincidência de estarmos atravesando uma fase de reflexão, tanto material como espiritual.

    Fiz questão de ligar meu notebook para fazer este comentário, tendo em vista sempre ler os blogs através do meu smartphone.

    Não tenho blog e nem intenção futura de ter, mas se me permite, gostaria de usar este espaço para consignar sucintamente a minha trajetória da qual tornando-a pública, me sujeito à críticas e sugestões, porém com escopo únicamente em contribuir com seu blog do qual reitero, me identifico.

    Aparentemente tenho sua idade, casado e com um filho de 2 anos e meio, além disso, cuido de mais duas meninas (filhas de coração), belo começo para I.F não acha ?

    Trabalho na área juridica (autonomo) com escritório próprio e o mais dentro da informalidade possível para fugir das garras do nosso "gobierno".

    Gosto da minha profissão, pois não existe rotina, há uma certa liberdade atrelada a responsabilidades imensuráveis, onde ganhar ou perder depende 90% da minha competência e dedicação, os 10% restante é loteria, dependendo do humor do "homem da capa preta".

    Pois bem, hoje minha receita fixa consegue pagar todas minhas despesas, do escritório e da minha casa, sobrando o valor de um pouco mais de 1 salário minimo para eventuais aportes.

    Meu forte é na renda eventual, esporádica, incerta, que esse ano variou entre a minima menos de 1 salário minimo nos mês e a maxima de pouco mais de 40 salários minimos noutro mês.

    Esses valores não vão para carros importados ou puteiros de luxo aqui de SP, vão direto para carteira de investimentos.

    Assim como você, já fiz muita merda, como trocar de carro a cada ano, comprar moto potente e outras cositas de besta.

    Hoje carrego um fardo, porém meu maior tesouro (tenho minha familia) para sustentar e me preocupar com seu futuro, minha mulher não trabalha e não é dificil eu ter que socorrer minha mãe com ajuda financeira, só chicotada no lombo do gravata aqui.

    Todavia, o X da questão frugal é o seguinte:

    Temos realmente que nos privar tanto para nos sentirmos seguros com a tal I.F ?

    (continua...)

    ResponderExcluir
  6. (continuação...)

    Cara, esses ultimos dias tenho refletido muito à respeito disso, porra, lendo você indo buscar o pãozinho à pé e feliz de ter tempo de caminhar, me fez lembrar o quão eu era feliz quando tinha que misturar gasolina e alcool no golzinho 1.0, para poder rodar mais, quando eu saia pra balada com 50 conto no bolso voltava bebado duro e feliz da vida.

    Hoje não raramente, passo feriados em casa para não gastar, não faço uma boa viajem há alguns anos, minha ultima que não conta, foi ano passado para o litoral de SP em uma cobertura que um cliente havia comprado valendo-se da minha assessoria do qual me ofereceu para passar um final de semana e que tive a sorte de pegar um fim de semana que só caia agua do céu.

    Vejo em alguns blogs que o infeliz tem uma bela grana em investimentos coisa de milho grande, mas o cara anda duro, contando as moedas, colocando 20 conto de gasolina, puta que pariu, isso é analogo a famigerada corrida dos ratos.

    Uns viram escravos de seu padrão de vida elevado (matrix) outros viram escravos da mesquinharia (matrix financeira), eu de fato me recuso a viver assim, é a corrida dos ratos por caminhos diferentes só isso.

    Antes que alguém questione, não eu não atingi a I.F, não sou milhonário e minha renda passiva não cobre minha despesas, mas mesmo assim de hoje em diante eu decido viver a vida, aproveitar os momentos que ela pode me proporcionar ao lado daqueles que amo.

    Hoje parafraseando "onde todos correm eu decidi caminhar", não vou mais deixar de comer na churrascaria de domingo com minha familia, não vou deixar de viajar mesmo que me custe 5 ou 10 mil, ou um passeio de final de semana que me custe 500 ou mil reais.

    Calma gente, não vou sair fazendo loucuras, o que quero dizer aqui é que temos que aprender a dosar as coisas, poxa, a coisa mais preciosa que tenho nessa vida passageira é minha familia, será que eles serão mais felizes quando eu morrer e deixar uma bela herança ? Se for pensar assim é melhor morrer amanhã.

    Nessa corrida dos ratos, perdemos muito !! tempo, saúde, paz, será que realmente vale a pena manter isso por um longo periodo de nossas vidas, será que você consegue manter sua felicidade resumida há um único momento do seu dia de quando olha o extrato dos seus investimentos, olhou, sorrio, fechou, acabou.

    Parece um contra senso, mas as pessoas mais felizes que conheço são aquelas que passeiam, viajam, vivem a vida e não tem 20 conto na conta bancária e as mais infelizes são aquelas com um monte de digitos na conta, mas que levam uma vida de miserável.

    Par encerrar, deixo registrado que NÃO sou contra a luta pela I.F, ao contrário prezo por ela mas de maneira razoavel, essa luta é sofrida e de fato tem que ser, mas depois de um certo nivel alcançado será crucial identificar o quanto isso esta lhe beneficiando ou lhe consumindo, daí dependerá só de você decidir como quer viver.

    Agradeço pelo blog frugal e continue postando, estaremos sempre por aqui.

    Sucesso e bons investimentos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gravata, uma boa tarde. Seu comentário me pegou de surpresa. Uma surpresa muito boa. Iniciei este blog com o intuito de trocar experiências de vida e parece que consegui!

      Pelo que li, tivemos estilos de vida semelhantes quando mais jovens. Aprendemos muitas coisas e hoje sabemos como nos portar em relação ao dinheiro. Chegar à IF seria uma graça recompensa porém existem coisas bem mais importantes que isso.

      O próprio processo de aprender a lidar com dinheiro e entender que ele é somente um meio e não um fim. Eu acho que esta é a maior lição. Você guarda dinheiro para que tenha condições dignas de manter sua família no futuro, caso ocorra algum infortúnio não esperado.

      Eu aposto que você se sente muito mais realizado ajudando financeiramente sua mãe do que botando o dinheiro numa conta virtual para depois abrir, ver o extrato e fechar.

      É para isso que serve o dinheiro. Para dar-nos segurança durante períodos nebulosos, para ajudar nossos pais, para fazer uma bolsa para a faculdade da sua filha etc.

      Não existe investimento que pague o sorriso dos entes queridos.

      Hoje eu entendo que as pequenas coisas da vida, aquelas que não valem tanto dinheiro, são as mais satisfatórias. Aquela viagem de férias, a graduação de um irmão, as fotos durante o último aniversário com toda família reunida e quem sabe, até mesmo uma corrida na praia durante uma segunda de manhã.

      Gostei bastante do seu relato e espero lhe ver mais vezes por aqui.

      Uma boa tarde e todo sucesso do mundo para você!

      Excluir
    2. Adorei o comentário do Gravata Torta! Imagino que ele tenha pouco tempo livre, mas desde já fica aqui o meu pedido para que o mesmo inicie um blog!

      Excluir
  7. Olá FA,

    É isso aí. Também estou nessa caminhada. Também não preciso de 1M para me considerar FI.

    Bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cowboy, estamos juntos nessa! Que nossos objetivos se concretizem o mais breve possível!

      Abs!

      Excluir
  8. "10 anos fazendo cagadas financeiras".. NO meu caso foram uns 15! Mas como você falou, da super cola... Gostei da comparação. Estou no mesmo caminho. Abraços

    ResponderExcluir
  9. F.A, realmente concordo com você. A cifra de um milhão apesar de ser um marco, não é absoluta na realidade de muitos de nós que não tem aportes tão gordos e nem disposição em ficar 30 anos em modo de vida no limite da frugalidade. Eu por exemplo, defini um marco de 100 mil em 4 anos e um máximo de 400 mil até me aposentar, o que deve dar mais um pouco considerando os juros compostos. Como em paralelo a vida segue, resolvi que os aportes seguirão um limite do total de dinheiro disponivel para poupar e não toda a soma, pois os filhos crescem, temos de viver o agora e não viver aportando na expectativa de viver somente quando atingir o montante desejado. Claro que tudo com responsabilidade e sem esbanjar. Me add no seu blogroll que vc já está lá no meu tambem.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite frugal! Concordo! Não devemos virar refem da frugalidade em busca da IF. Eu sempre procuro associar uma “recompensa” pessoal a cada meta financeira atingida. Seja um jantar, uma viagem... de nada adianta se privar de tudo e não conseguir aproveitar pois ninguém sabe o dia de amanhã!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada