Antigamente eu ficava feliz quando chegava o início do mês. O salário caía na conta e era hora de torrar a grana. Hoje em dia, eu ainda continuo contente quando o mês se inicia. Porém, o motivo agora não é mais o salário mas sim, o aporte (diretamente, é o salário responsável por isso mas vocês entenderam o que quis dizer, né?).
Atualmente, guardo imediatamente 30% do salário. O restante é consumido durante os próximos trinta dias. Caso venha a sobrar algum troco, tenho a liberdade de guardar ou não. Este mês que passou comprei um presente para a esposa com a grana que sobrou. Ela ficou feliz e eu fiquei feliz. Isso é importante, aproveitar a vida.
Mesmo após comprar o presente, ainda sobrou um troquinho, que foi devidamente investido.
Então, possuo 3 oportunidades de aportes durante o mês, vamos conhecê-las:
a) o início do mês;
b) pela metade do mês quando caem os rendimentos dos FIIs;
c) e pelo dia 29, caso sobre algo.
Eu gosto dessa estrutura. Pois preciso estudar aonde alocar em cada ocasião. Costumo me planejar com antecedência mas o mercado financeiro é dinâmico. O que eu decidi no dia primeiro pode não ser mais tão atrante no dia 30, por exemplo.
E cada dia mais que passa, vou aprendendo alguma coisa diferente. Algum pequeno detalhe que meses atrás eu possa ter deixado passar batido.
E aqui finalizo este pequeno texto, ansioso pelo dia 16 para realizar mais um investimento. E assim caminhar, de pouquinho em pouquinho, na escada da independência financeira.
Um grande abraço a todos e muito sucesso!
Boa tarde Frugal,
ResponderExcluirEu também vou começar a fazer isso, mas a principio apenas 10% do salário porque ainda tenho algumas dívidas para quitar, é interessante agir dessa forma, muitos fazem o contrário, investem só o que sobra no final do mês, uma pena.
Abraços.
Olá Pai Investidor, é importante sempre fazer no início do mês, como vc disse. Independente do valor. Um grande abraço!
Excluir30% é excelente Frugal!
ResponderExcluirEu guardo em torno de 15%, com previsão de guardar 20% ano que vem com o fim dos empréstimos. Mas minha meta é exatamente essa, poupar 30%
Parabéns
Ola Poupador, quanto maior for seu aporte mais rápido vc chegará ao seu objetivo. Quero tentar chegar aos 40%. Quem sabe um dia.
ExcluirFoco sempre, abracos!
Eu tenho sempre dinheiro reservado para mês seguinte baseado na despesas do mês anterior, evito assim preocupação desnecessária, sempre analiso gasto com seguinte o pensamento " o quanto esse gasto está me trazendo de satisfação " no final eu não quero só cortar gasto, mas maximizar minha felicidade, acredito esse final da educação financeira independente de qual seja objetivo, gostei muito dessa sua frase:
ResponderExcluirEste mês que passou comprei um presente para a esposa com a grana que sobrou. Ela ficou feliz e eu fiquei feliz. Isso é importante, aproveitar a vida.
Abraços
Pois é Socrates, às vezes nos sacrificamos tanto poupando e esquecemos que a vida também deve ser vivida.
ResponderExcluirObrigado pela visita, sucesso!
Você já tem mentalidade de investidor, ao investir 30% (se pagar a si primeiro), depois viver com 70%, esse é o caminho para ser livre.
ResponderExcluirSó quem investe é que percebe a sensação agradável que um aporte mensal tem, e sua criação de riqueza.
Abraço e bons investimentos
Olá DIL, tudo bem? Poupar todos os meses dá realmente uma alegria. Uma sensação de dever cumprido. Aquela sensação de que estamos buscando um objetivo maior.
ExcluirUm grande abraço e obrigado pela visita!