Pular para o conteúdo principal

Casa própria - minha dívida saudável

Eu não sei se li em algum lugar ou se eu mesmo inventei este nome para meu débito com o bancão do X. Serei honesto com vocês, quando adquiri meu imóvel, eu não tinha noção nenhuma de finanças. Era um zero à esquerda no que dizia respeito a investimentos. O pouco dinheiro que eu tinha guardado estava na poupança, me dando migalhas mensais.

O mais engraçado disso tudo é que eu sabia de tudo a respeito de apartamentos, por influência alheia. Não me lembro de nenhum dia ter pesquisado a respeito mas empiricamente sabia que:

"Térreo é ruim"
"Nascente é bom porque não tem sol de tarde"
"Longe da área de lazer por causa do barulho da garotada"

Quando na realidade eu deveria saber:

"Quanto estou pagando de juros nesse financiamento?"
"Será que vou conseguir manter esse apartamento pelos próximos 300 meses?"
"O que vai acontecer se eu atrasar parcelas por conta dos altos e baixos da vida?"

Hoje eu até sorrio quando vejo o primeiro boleto. Em letrinhas miúdas está escrito: parcela 1/300. Mano do céu! Que erva louca foi essa que fumei?? 

Estava oficialmente na corrida dos ratos.  Tinha adquirido um bem que cabia no orçamento e as parcelas eram decrescentes! E iria pagar menos que um aluguel! Sensacional!! Só não sabia que no final de 300 meses, poderia comprar 2 ou 3 imóveis com o valor que paguei durante todos esses anos...

300 meses... eu só poderia estar muito louco de bala. Mas não. Estava sóbrio, não tenho desculpas para isso que fiz.

Errar é humano mas continuar no erro é burrice. Quando comecei a adquirir inteligência financeira, aprendi que deveria quitar as dívidas o mais rápido possível. Mesmo no ímpeto de querer quitar o apê, existem alguns detalhes a serem conhecidos:

a) ele possui uma taxa de juros err, agradável, digamos assim;
b) com a queda dos juros e não encontrando nenhuma opção de investimento que me agrade, posso amortizar ao invés de aportar;
c) FGTS pode ser utilizado para amortização também (a cada 24 meses).

Tendo isto em mente, não possuo muita pressa em quitá-lo. Se o destino não pregar peças comigo e tudo transcorrer bem nos empregos, poderei zerá-lo em 4 anos, com o auxílio do FGTS. E aí sim, teremos uma festa: a festa do aumento do aporte! Aportarei mais e o sonho de ser livre estará cada vez mais próximo!

Mesmo tendo feito esta cagada financeira, a saída da casa dos pais foi fundamental para o desenvolvimento das responsabilidades da vida adulta. Sei que aprendi da pior forma possível, sentindo diretamente no bolso. 

Mas poderia ter sido bem pior. Já imaginaram se eu tivesse fechado uma taxa de 11% ao ano? Ou se eu tivesse adquirido um apartamento num valor bem mais alto? Iria ser uma bola de neve que nunca seria quitada. 

Hoje conheço o que tenho, sei o que devo fazer e como fazê-lo.

F.A.





Comentários

  1. Você tem imóvel que quitará em 4 anos isso já uma grande vitória e outra uma casa é muito melhor do que um carro não é, desejo muita sorte sua meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Socrates, um teto é importante. Bem mais importante que um bem depreciativo, como o carro que vc citou.

      Abraços!

      Excluir
  2. Poder zerar o apartamento em 4 anos é excelente Frugal Aportador.

    Todo mundo me fala pra comprar um apartamento financiado, porque tenho um rendimento considerado bom, mas moro de aluguel. No início eu até pensava nisso. Mas agora, como você falou, com maior conhecimento financeiro, ver que serão 300 parcelas, e que qualquer juros, por menor que seja, vai elevar o valor descontado da compra a um nível absurdo, me faz repensar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que lhe ajudei em uma decisão financeira amigo. Casa é muito bom, dá segurança mas a contra-partida é bem doída. Caso vc venha a adquirir um imóvel financiado, trace um plano para quitá-lo assim que puder.

      Abraços!

      Excluir
  3. Boa noite,

    Por pior que seja a decisão as vezes, você conseguiu contornar de forma sensata e tem um imóvel, que é muito melhor do que bens de luxo inúteis como carros importados, parabéns pela sensatez!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá F.A.!

    Muito bom seu post!
    Já li muita coisa sobre as vantagens de alugar ao invés de comprar, mas confesso que gosto bastante da ideia de morar em algo que é meu. Além do mais acredito que é o bem mais seguro que possuo, com todos os pontos negativos como baixa liquidez e rentabilidade.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janota, morar em algo nosso é muito importante. O que muitas pessoas não entendem é que o "nosso" é mais do Banco que da gente. E pegam financiamentos impossíveis de quitar com parcelas muito altas pro orçamento.

      Prefiro viver debaixo do radar e focar em tornar o "nosso" em nosso de fato :)

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada