Conforme prometido, eis minha humilde carteira de ativos. Eu possuía mais posição em renda fixa porém quase zerei pelos seguintes motivos:
a) Desejo ter ativos que proporcionem renda passiva. Seja por rendimentos através de Fundos de investimentos imobiliários, seja por dividendos de ações;
b) Possuo apenas uma pequena reserva na poupança. Minha esposa também possui saldo em Tesouro Selic e poupança. Considero estas aplicações nossa reserva de emergência.
c) Sinto-me confortável com a posição que ocupo na renda variável. Mas sinto que deveria me expor menos. O mercado altista acabando pregando peças na minha cabeça e me leva a pensar que sempre será esta maravilha. Topos sendo quebrados diariamente, bull market a todo vapor, carteira valorizando como nunca...
Ledo engano, eu sei.
Enfim, de tanto a mídia martelar que reserva de emergência deve cobrir de 6 a 12 meses de gastos, às vezes me pego pensando se deveria aumentar minha posição em liquidez diária. A verdade é que, em decorrência de uma certa "estabilidade" dos meus empregos, posso pensar em diminuir meu colchão de segurança.
Usei o termo estabilidade entre aspas pois nada é garantido nesta vida. Além de que, nenhum governo me inspira confiança. Olhem a situação delicada em que se encontra o Rio de Janeiro. Triste e lamentável.
No próximo post, complemento com os ativos da carteira e suas devidas porcentagens.
Abraços e força na caminhada, soldados!
Obs: apaguei os valores absolutos do post. Irei postar somente valores relativos (percentuais) a partir de agora. Acho que o patrimônio é algo muito pessoal e mesmo num blog anônimo (rss) não me senti à vontade. Cabeça de doido, eu sei ahha.
F.A.
Olá FA,
ResponderExcluirEssa carteira está legal. Minha carteira é quase tudo RV.
Abraços.
Olá cowboy, grato pela visita, sucesso pra gente então :)
Excluir