Esta é a composição da minha carteira atualmente:
Em ações, possuo duas grandes de seus respectivos setores. ITUB4, praticamente uma potência em fazer dinheiro. Um dos melhores bancos privados listados na nossa Bovespa. E a construtora EZTC3, que me conquistou pelos seus fundamentos.
Em FIIs, possuo atualmente 9 ativos, divididos em 3 mono-imóvel e 6 multi-imóveis. Pretendia fechar com estes FIIs por um tempo porém fui pego de surpresa pela alta da bolsa.
Não deveria ser surpresa mas estou aprendendo aos poucos sobre mercado financeiro rss. Juros com projeção de 7% para o final do ano, possibilidade de aquecimento da economia, reforma da previdência em vias de uma possível aprovação, dentre outros fatores, levaram nossa bolsa ao pico histórico em que se encontra.
Com isso, toda minha carteira de FIIs praticamente explodiu. E preciso agora pensar em uma nova estratégia. Não estou vendo vantagens em aumentar posições nos FIIs que já possuo. Os únicos que não subiram tanto foram os mono-imóvel. Aumentar o percentual deles, aumentará consideravelmente o risco da minha carteira. Com isto em mente, penso em traçar 3 caminhos:
1) aumentar minha posição em ações e até mesmo pegar algumas que possam se beneficiar de um turn around com a retomada da economia (VLID3, por exemplo);
2) em FIIs, pretendo buscar oportunidades de vacância. Irei procurar alguns fundos imobiliários que estejam descontados. Até já possuo já alguns em mente. Além disso, vou começar a caçar fundos de shopping, existe uma janela aberta agora com a emissão do Vinci Shopping Centers - VCIS11;
3) deveria aumentar minha posição em renda fixa mas não sinto nenhuma vontade no momento. Espero não aprender da pior forma possível (ou seja, levando ferro);
No mais, próximo mês alcanço um rendimento mensal de pelo menos R$ 100,00 em FIIs. E esta é uma marca muito importante. Me faz lembrar que meu primeiro rendimento de BBPO11 mal dava para comprar 1 sorvete. Com cem reais, já consigo pagar minha internet residencial. E isso é algo fantástico!
Porém vamos acalmar os ânimos pois os rendimentos serão re-investidos. Ainda estou bem distante do meu objetivo... mas, de bem mais longe já vim.
Final do mês colocarei minha planilha de gastos do mês. Creio que terei uma merecida surpresa: uma sobra financeira no orçamento que poderá facilmente virar aporte. Estou bem contente, os planos estão melhores do que eu imaginava.
Por hoje é só, desejo sucesso a todos na caminhada pela independência financeira. Até mais!
Comecei em investir em ações com itub4 confesso que tenho muito que aprender ainda sobre ações mais cada dia esta valendo o esforço
ResponderExcluirSomos 2 Socrates. Com ações eu piso em ovos rss. Grande abraço!
ExcluirFrugal, é muito legal quando a gente começa a ter uma rendinha (por menor que seja, tipo o sorvete) e pensar que você não teve que gastar nem 1 minuto da sua vida trabalhando para aquilo. Isso vai virando algo animal quando vira contas maiores, valores maiores e eu acho que isso só nos dá mais impulso para continuarmos adiante! parabéns pela persistência e blog!
ResponderExcluirAbs
Verdade I.F.M., olhando para trás, vemos o que quanto já aprendemos nessa estrada. O ato de poupar é muito suado. Porém, extremamente gratificante! Abraços!
ExcluirBoa noite,
ResponderExcluirConfesso não entender nada de ações, estou engatinhando nos FIIs ainda, você poderia me dizer com que frequência o ITUB costuma pagar no ano?
Abraços.
Olá Pai Investidor, o ITUB paga dividendos mensalmente :)
ExcluirObrigado pela visita, sucesso!
Carteiro boa geradora de renda passiva
ResponderExcluirAbraço e bons investimentos
Obrigado, abraços!
Excluir