Pular para o conteúdo principal

Alocação de ativos - Setembro/2017

Esta é a composição da minha carteira atualmente:


Em ações, possuo duas grandes de seus respectivos setores. ITUB4, praticamente uma potência em fazer dinheiro. Um dos melhores bancos privados listados na nossa Bovespa.  E a construtora EZTC3, que me conquistou pelos seus fundamentos. 

Em FIIs, possuo atualmente 9 ativos, divididos em 3 mono-imóvel e 6 multi-imóveis. Pretendia fechar com estes FIIs por um tempo porém fui pego de surpresa pela alta da bolsa.

Não deveria ser surpresa mas estou aprendendo aos poucos sobre mercado financeiro rss. Juros com projeção de 7% para o final do ano, possibilidade de aquecimento da economia, reforma da previdência em vias de uma possível aprovação, dentre outros fatores, levaram nossa bolsa ao pico histórico em que se encontra.

Com isso, toda minha carteira de FIIs praticamente explodiu. E preciso agora pensar em uma nova estratégia. Não estou vendo vantagens em aumentar posições nos FIIs que já possuo. Os únicos que não subiram tanto foram os mono-imóvel. Aumentar o percentual deles, aumentará consideravelmente o risco da minha carteira. Com isto em mente, penso em traçar 3 caminhos:

1) aumentar minha posição em ações e até mesmo pegar algumas que possam se beneficiar de um turn around com a retomada da economia (VLID3, por exemplo);

2) em FIIs, pretendo buscar oportunidades de vacância. Irei procurar alguns fundos imobiliários que estejam descontados. Até já possuo já alguns em mente. Além disso, vou começar a caçar fundos de shopping, existe uma janela aberta agora com a emissão do Vinci Shopping Centers - VCIS11;

3) deveria aumentar minha posição em renda fixa mas não sinto nenhuma vontade no momento. Espero não aprender da pior forma possível (ou seja, levando ferro);

No mais, próximo mês alcanço um rendimento mensal de pelo menos R$ 100,00 em FIIs. E esta é uma marca muito importante. Me faz lembrar que meu primeiro rendimento de BBPO11 mal dava para comprar 1 sorvete.  Com cem reais, já consigo pagar minha internet residencial. E isso é algo fantástico!

Porém vamos acalmar os ânimos pois os rendimentos serão re-investidos. Ainda estou bem distante do meu objetivo... mas, de bem mais longe já vim.

Final do mês colocarei minha planilha de gastos do mês. Creio que terei uma merecida surpresa: uma sobra financeira no orçamento que poderá facilmente virar aporte. Estou bem contente, os planos estão melhores do que eu imaginava.

Por hoje é só, desejo sucesso a todos na caminhada pela independência financeira. Até mais!

Comentários

  1. Comecei em investir em ações com itub4 confesso que tenho muito que aprender ainda sobre ações mais cada dia esta valendo o esforço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2 Socrates. Com ações eu piso em ovos rss. Grande abraço!

      Excluir
  2. Frugal, é muito legal quando a gente começa a ter uma rendinha (por menor que seja, tipo o sorvete) e pensar que você não teve que gastar nem 1 minuto da sua vida trabalhando para aquilo. Isso vai virando algo animal quando vira contas maiores, valores maiores e eu acho que isso só nos dá mais impulso para continuarmos adiante! parabéns pela persistência e blog!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade I.F.M., olhando para trás, vemos o que quanto já aprendemos nessa estrada. O ato de poupar é muito suado. Porém, extremamente gratificante! Abraços!

      Excluir
  3. Boa noite,

    Confesso não entender nada de ações, estou engatinhando nos FIIs ainda, você poderia me dizer com que frequência o ITUB costuma pagar no ano?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pai Investidor, o ITUB paga dividendos mensalmente :)

      Obrigado pela visita, sucesso!

      Excluir
  4. Carteiro boa geradora de renda passiva

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada