Pular para o conteúdo principal

Plano B

Resultado de imagem para plano B


Gosto de guiar minha vida por objetivos. Tipo como se fosse uma fase de Super Mario World. Vamos passando fase por fase, objetivo por objetivo, subindo um degrau após o outro.

O plano B, por motivos óbvios, não é tão bom quanto o plano A. Afinal de contas, se fosse bom, não seria B, seria A, concordam? Então a gente vai ajustando conforme a vida vai caminhando.

Costumo a dizer que para um plano dar certo, ele precisa ter falhas. São nas falhas e nos erros que aprendemos lições valiosas. Quando tudo vai muito certinho, não costumamos a olhar para trás procurando outra saída ou outro rumo.

Lembram da era nostálgica das lan houses? Eu era doido e fissurado por um jogo de estratégia chamado Warcraft 3. E a cada jogo finalizado, eu tinha o costume de olhar os replays para entender aonde estavam meus erros ou acertos. Claro que eu observava com mais atenção os jogos em que perdia. Os jogos em que eu vencia não me ensinavam muito.

É igual na vida.

Planejei focar por cinco anos na dívida imobiliária. Era um plano simples, não precisava me preocupar com preço de ações nem com rendimentos de FIIs. Bastava seguir a cartilha.

Aí, no ano passado perdemos o Viver de Construção de forma trágica. Alguém tão jovem e que estava usufruindo finalmente dos seus frutos, que demoraram um certo tempo para amadurecer. Fiquei pensativo pra caramba naquela época, pensando principalmente se estava aproveitando a vida corretamente.

E neste ano, tive de supetão a notícia do falecimento de um amigo. Jovem, no auge dos seus 30 anos.

De imediato comecei a pensar na minha família e nos meus sonhos. E fiquei angustiado. A vida é mais efêmera do que imaginamos, em um piscar de olhos tudo pode acabar. 

Sentei um dia com minha esposa e desabafei que tinha muita vontade de levar meus pais para conhecer a Europa. Uma forma de agradecimento por tudo que tinham feito por mim. 

Por mais que isso fosse dar um baque nas finanças, sonho é sonho. Colocamos no papel, por baixo uns R$ 20k de passagens, hospedagens e consumo durante a estadia. Um pouco salgado, confesso, porém decidi que iria encarar.

Iria encarar porque poderia perder meus pais amanhã. Ou eu poderia não estar aqui amanhã. Por conta disso, decidi deixar o plano A em stand-by.  

Estamos destinando uma porcentagem do orçamento para pagamento da viagem e compra de euros. Um percentual que não afeta nosso estilo de vida, mas afeta diretamente as amortizações e aportes.

E para completar, percebi como estamos focados em imóveis. Nosso patrimônio atual está todo concentrado neles. Por isso, tive que iniciar um novo plano. 

Minha vontade atual é utilizar nossos rendimentos passivos para pagar parte dos juros da parcela. Não digo a parcela inteira porque a mesma possui amortização inclusa. E amortização é muito lindo porque é patrimônio.

Meu desejo para até o final do ano é que esses rendimentos cubram 40% dos juros. Não estamos muito longe, estamos em 35% atualmente. 

Gosto de ter o pé no chão e subir cada degrau de cada vez. Como os aportes serão mais tímidos, eu creio que seja possível. E enquanto isso vamos realizando um sonho e deixando outros em stand-by. 

E o principal de tudo, vamos vivendo a vida.

Grande abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Pois é FA. Fico nesta também pensando que a vida é tao efêmera e por outro lado podemos viver até mais de 90 anos. Fica difícil se preparar e planejar para as duas coisas as vezes mas é isso mesmo, vamos vivendo a vida até quando acabar ! Abcs

    ResponderExcluir
  2. Oi AA40, equilibrio é importante nesses momentos. Encontrar esse tal equilibrio que é dificil, muitas das vezes. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pode seguir esse plano sem medo de se arrepender. Valerá muito a pena. Estou pagando uma viagem para minha velha rsrsrs, e apesar de ser um pouco pesado no meu orçamento devido ao meu baixo salário, não me arrependi nenhum momento. O sorriso dela me mostra que está valendo cada centavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PC, fico muito feliz em saber que não sou apenas eu que penso assim. Vejo muitos amigos viajando e nunca levam os pais. Se eu pudesse viajar com eles todos os anos, eu viajaria. Cada um pensa de uma forma, né?

      Grande abraço e parabéns pela sua atitude!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada