Pular para o conteúdo principal

Receitas x Despesas - Dezembro/17

Entramos em mais um novo ano e um novo ciclo de promessas e objetivos são feitos e revisados. Todo final de ano é a mesma coisa comigo, percebo que relaxei na academia, começo a fazer dieta JUSTAMENTE no dia da ceia de Natal e sigo me arrependendo por estar mais rechonchudo. 

Já gostei bastante de academia mas hoje em dia ando sem saco para me matricular em uma. Como forma de contornar esta situação, baixei o app Madbarz (olha o jabá) e estou me exercitando em casa mesmo. Quando necessário, faço uma corridinha pela praia. Enfim, é melhor do que ficar parado.

Gostaria de pedir desculpas aos colegas dos blogs. Ando bem ausente, sendo honesto, não quero pensar muito sobre dinheiro e investimentos. Estive bastante focado no ano passado (tipo, ontem rss), esse ano quero ficar mais relaxado em relação a isso. Não quero ficar buscando oportunidades e olhando carteira e rentabilidade todos os dias. Estou fazendo uma carteira mais tranquila e sem muitas surpresas.

Porém, a frugalidade continua. Conseguimos conquistar um aumento de patrimônio em R$ 50.000,00 no ano de 2017. Falo em patrimônio geral mesmo, não somente no âmbito financeiro. Ou seja, carros, imóvel, dinheiro, FGTS etc. As dívidas estão cada vez mais diminuindo, viver livre de dívidas já será uma grande conquista para mim.

Falando um pouco de 2018 agora, todo início de ano é bem conturbado. Teremos conselhos de classe para pagar, IPVA, IPTU e a cereja do bolo, o imposto de renda em abril. Não tive reajustes no salário no ano que passou, então devo pagar praticamente a mesma coisa do ano passado, assim espero. É um dinheiro que doí demais pagar mas que não tem saída, são as regras (obscuras) do jogo. 

Chega de papinho e vamos falar do fechamento deste mês de dezembro:


Receitas: foram turbinadas por conta da segunda parcela do décimo terceiro. Os juros de investimentos também bombaram pois a EZTC3 pagou R$ 2,67/ação em forma de dividendos. Em verde no gráfico está um dinheiro que emprestei para o meu pai. Ele insiste em pagar e eu cansei de dizer que não precisa...



E o gráfico das despesas por categorias:


Amortização (53,1%): a barreira dos 50% foi ultrapassada por conta dos 13º salários. Além disso, usei boa parte da minha carteira de investimentos também, conforme comentei no post passado. Me encontro numa posição bem confortável com o imóvel, dentro de 6 meses estará quitado através do FGTS acumulado. Portanto, chega de amortizações :)

Alimentação (9,2%): aqui possuo refeições no serviço, saídas para comer com a patroa e supermercado. Ainda tentando me policiar em comer menos fora de casa mas é meio complicado. Consideramos estas saídas como lazer e nos sentimos bem com elas. 

Saúde (9,2%):  temos nesta categoria o plano de saúde, gastos com medicamentos e dentista. Como gastamos muito com dentistas este ano que passou (mais de R$ 1000 no ano), decidimos criar um plano odontológico. Quem quiser conhecer, o km de vantagens do Ipiranga tem parceria e fornece um pequeno desconto no plano da Hapvida.

Casa (9,2%):  internet, luz, diarista, celulares e prestação do apartamento.

Transporte (7,3%):  combustível, estacionamentos, lavagens e bateria do carro. Tive que trocar a bateria agora com 35 mil km. Tentei ligar algumas vezes o veículo e ele falhou. Lá se vão R$ 400,00 embora do nada... Cada vez mais pensando em uma solução para termos somente um veículo, infelizmente, a única solução aparente é mudar para um local mais próximo do serviço. E não dá para trocar de casa como se troca de roupa...

Lazer (2,4%): idas ao cinema, alguns jogos que comprei e plano Smiles de milhas. Por sinal, cancelei hoje o plano Smiles. Decidimos viajar de carro mesmo nas férias deste ano. Portanto vou ficar 1 ano sem me preocupar com milhas e boa parte delas só irão expirar em 2020.

Outros gastos (8,2%): ajuda financeira a familiares e presentes de Natal.

Aporte (1,1%): dinheiro que sobrou no mês, só pra não dizer que não aportei :)

Doações (0,4%): como já de costume, doei parte do meu salário para o GRAACC. Estas criancinhas são guerreiras e merecem nosso apoio.

Esse foi o fechamento do último mês de 2017. Espero que 2018 seja um ano de muitas conquistas para todos nós! Desejo a todos um ano de muito sucesso! Até mais!

Comentários

  1. Parabéns pelo controle das finanças meu amigo, muito bacana.
    Realmente super bem dividido o seu orçamento.
    Saúde realmente é uma coisa importante. Esse ano que passou,somente o plano de saúde da minha noiva de 26 anos gastei cerca de R$5040 reais com plano,um absurdo. Fiz uma união estável com ela e vou incluí-la no plano da minha empresa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fica firme Frugal, todo mundo vai passar por esses impostos agora no início do ano.

    Mantenha a frugalidade como você tá fazendo.

    Quanto a comer fora, se encaixa-se na sua "qualidade de vida", dê um jeito de manter, pois é nessas coisas que não nos sentimos sufocados. Por exemplo, um hobby meu é passear de carro pela cidade, sei que gasta muita gasolina, mas eu gosto de passear. Então carro pra mim é qualidade de vida. Economizo onde posso, mas não tiro esse lazer, meu e de minha família.

    Abração e ótimo ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Boa Frugal, espero que se livre completamente das dívidas rápido.
    Parabéns pelo excelente controle das finanças!
    Abc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada