Pular para o conteúdo principal

Simplificando a vida

Eu ando numa vibe meio simplista. Tenho agregado muitas "coisas" ao meu estilo de vida. Coisas estas que tornam o viver mais simples. 

O próprio cartão de crédito é um exemplo disso. Condensar todas as compras do mês em um único dispositivo é extraordinário. Não consigo nem mais imaginar minha vida com 3 ou 4 cartões.

E já que falei de cartão, por que não citar a carteira também? Que atire a primeira pedra quem nunca teve aquela carteirona cheia de documento, CCs, comprovante de pagamento, cartões de visita, dinheiro etc etc e etêcetera.

Eu acumulava tudo que podia na carteira. Na hora de sentar, era um suplício. Tinha que retirar ela do bolso e jogá-la na mesa. Era algo totalmente desnecessário. Um monte de documento que não facilitava em nada minha vida.

Chegou então o dia do primeiro furto! Até segunda via do título de eleitor tive que tirar. Percebi que os documentos possuíam mais valor até mesmo que a quantidade de dinheiro que carregava comigo.

Perceberam a minha mentalidade? Um título de eleitor que eu usava uma ÚNICA vez no ano (duas, em caso de segundo turno), eu levava comigo. E o pior, nem todo ano tinha eleição!

Aos poucos passei a perceber que não existia necessidade alguma de carregar tantos dados. Com o passar dos anos e aprendendo da pior forma possível (2 assaltos), hoje carrego somente o extremamente necessário:

- CNH;
- 1 cartão de crédito;
- Cartão do plano de saúde;
- Cartão do seguro do carro;
- 30-50 reais em dinheiro.

Para carregar "tudo" isso, utilizo uma carteira da Levi's que custou 40 reais, comprada no site Submarino. Segue imagem:


Gosto muito dessa carteira. Bem compacta e direta no ponto. Porém, ainda tenho um objetivo no quesito "carteira", que seria a da Chimp. Mas o preço é bem proibitivo, mais de 4 vezes o valor da minha Levi's. Um dia, quem sabe.

Então é isso, aos poucos estou modificando padrões de vida. Buscando a cada dia que passa uma vida mais simples e sem espaço para supérfluos. 

Ah, e vocês? O que costumam a carregar na carteira?

Sucesso e até a próxima!

Comentários

  1. Cara eu uso um porta documentos que você pode usar sob a camisa que nem aparece. E daí eu carrego uma carteira com algumas notas de baixo valor dentro para caso algum ladrão otário apareça. https://br.pinterest.com/pin/86553624066946431/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, boa estratégia! É sempre bom andar com uns trocados. Nossas vidas não valem nada, hoje em dia...

      Abraços!

      Excluir
  2. Já teve uma época que andava com um monte de coisas na carteira também Frugal. Hoje só o básico mesmo. Mesmo assim, não sento de jeito nenhum com ela no bolso, o incômodo é gigante.

    Bom post, faz a gente pensar no que podemos fazer mais pra simplificar a vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, simplificar a vida é a chave para a felicidade!

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A semi-independência financeira

Gostei muito de criar este blog. Sinto que quando escrevo, fico mais comprometido com meus objetivos. Ler e reler os posts dá um certo gás. 
Percebo também que não estou sozinho. Somos diversos buscando a mesma conquista. O mais interessante disso tudo será ler esses textos daqui a 2-3 anos. E notar a evolução. Certamente ela acontecerá.
Partindo agora para o assunto principal do post, está na hora de ser honesto comigo mesmo. Meu mindset mudou com mais de 30 anos. Cheguei nos 30 num piscar de olhos, imagine então quão próximo estou para ser quarentão.
O que significa isso? Menos tempo terei para alcançar o que almejo. Como resolver isso? Aportando mais. O problema é que não moro mais com meus pais, já sou casado e tenho compromissos financeiros que não existiriam se ainda morasse com eles.
E pensar que eu passei quase 10 anos fazendo cagadas financeiras... Não dá para consertar 10 anos em 10 dias. Porém, podemos tentar usar uma super-cola e ver no que vai dar.
E aqui chegamos num po…

Decisão sobre o apê

Primeiramente, obrigado a todos que comentaram no último post. É muito bom ter a visão de diversas pessoas que entendem de finanças. Além de que, duas cabeças costumam a pensar melhor que uma.

Tirando todo o emocional em quitar a dívida, a coisa mais sensata a se fazer é aguardar a carência acabar para utilizar novamente o FGTS. Lá pelos meados de 2018.
Com isto em mente, não tenho necessidade em mexer nos papéis que já possuo. As amortizações serão realizadas, exclusivamente, com dinheiro novo. 
De início, pretendo direcionar dinheiro para o apartamento mês sim, mês não. Intercalando os meses com aportes. Se o plano for bem executado, em julho terei finalizado esta etapa da minha vida.
Esqueci o PPP (pagamento de parte da prestação) de mão. Ele é mais direcionado para quem precisa respirar durante o ano. O FGTS já rende tão pouco, se eu ainda deixar ele ser consumido por juros...
Minha esposa está muito feliz com a decisão de mudarmos de casa. Na realidade, ela ainda está meio sem a…

Estudando os colegas de trabalho

Como comentei no meu primeiro post, minha fonte de renda provém de dois vínculos. Cada vínculo possui uma certa particularidade, tanto em relação ao trabalho em si, quanto em relação às pessoas.
Não irei focar no trabalho, hoje irei falar sobre as pessoas. Notei algo bem interessante e que vale a pena compartilhar com vocês.
No vínculo 1, possuo colegas de trabalho na faixa de 35-45 anos. Casados e com filhos em sua grande maioria. Possuímos alguns PCs para ajudar a desempenhar nossas atividades profissionais. E não raro, utilizamos para lazer no tempinho vago.
É comum ter sites como submarino, mercado livre e diversos outros sites de compras salvos na barra do navegador. Dificilmente converso sobre investimentos com os colegas do vínculo 1. 
Muitos deles reclamam do governo, da inviabilidade da reforma da previdência, acham que a aposentadoria deve ser responsabilidade do Estado. E é comum efetuarem o pagamento de imposto de renda de forma parcelada (pagando juros).
Agora, vamos fal…