Pular para o conteúdo principal

Caramba, eu posso quitar meu imóvel!

Assim começo esta postagem, com um título bem direto ao ponto! Meu patrimônio financeiro já é capaz de quitar o saldo devedor do meu apê. E após pensar muito a respeito dessa situação, tive que traçar novos objetivos financeiros.



Moro em um apartamento humilde. Bem pequeno mesmo, porém com uma localização razoável. Sou vizinho de posto de gasolina, lanchonetes, farmácias e shopping.

Tenho uma taxa de condomínio de R$ 140,00. A menor que conheço entre todos meus amigos que residem em condomínios. É uma taxa extremamente confortável, fácil de pagar.  De certo modo, não tenho o que reclamar com exceção da distância de onde resido pro serviço.

Gasto 30 minutos de carro quando o trânsito está tranquilo. É um tempo considerável. Em horário de pico, o gasto de tempo quase dobra. 

Passei a semana toda colocando na balança os contras de onde moro atualmente. A lista é bem interessante, olha só:

1) Por morar distante do serviço, não consigo me desfazer do automóvel. Já desisti de ver o carro como símbolo de liberdade. Se eu morasse a 2 minutos do serviço, iria e voltaria de ônibus, uber, enfim. Opções não faltariam.

Como temos 2 carros (escalas incompatíveis com a Sra. Frugal), eu já venho procurando alguma saída para ficarmos apenas com o dela. Não aguento mais ver nosso patrimônio sendo corroído pelos veículos.

2) Precisamos de um lugar maior. Como sempre costumo dizer, temos que ter um mínimo de conforto na vida. O problema é que o espaço em que moramos é o mínimo do mínimo.

Podemos nos programar e sair de lá. É essa a idéia central de todo esse texto. Basta ter foco e disciplina.

3) Já possuímos em vista o próximo apartamento. Maior, muito bem localizado e praticamente do lado de onde trabalho (2 minutos de ônibus, sem sacanagem). Minha vontade era de mudar amanhã pra lá. Mas as coisas não são bem assim...

Antes de pelo menos pensarmos em mudar, temos que quitar o nosso apê atual. E aí, entra a questão da minha carteira de investimentos. Ela vem performando muito bem, os FIIs tiveram uma boa valorização e... é chegada a hora de vender as cotas... com muito dó no coração.

Segundo minhas previsões e com os aportes dos próximos meses, no final de dezembro já teremos detonado esse financiamento. Aos poucos estou me desfazendo das posições, portanto, não faz mais sentido postar sobre alocação de ativos. 

Com o imóvel quitado começaremos 2018 com o pé direito. O poder do aporte aumentará, já que não teremos mais a prestação mensal. 

Pretendemos guardar o máximo de dinheiro possível ao longo de 2018, juntar com o FGTS no final do ano e vender um dos carros. Essa será nossa entrada pro novo imóvel. Algo em torno de quase 50-60% do valor do mesmo.

E não é só isso, teremos o imóvel antigo para alugar e nos gerar renda passiva! Caramba, como estou animado para iniciar este ano novo!

Irei investir em renda variável no próximo ano? Creio que não. Já pensou, vendi os FIIs para comprar mais caro 3 meses depois? Pois é, iremos de renda fixa mesmo. A idéia é utilizar o dinheiro após 12 meses. Não dá muita brecha pra correr riscos.

E a semi-IF, como fica? Teremos um imóvel fisico gerando renda. Já é um grande passo. Espero um dia chegar lá, por enquanto, daremos prioridade a melhorar nossa qualidade de vida.

É isso aí, vendi IRBR3 hoje, com lucro. Próxima semana gero um boleto de amortização e será assim pelos próximos 2 meses. 

Se realmente tudo se concretizar até dezembro, terei quitado uma dívida de 30 anos em 4 anos. Já até parei de pensar em rentabilidade e taxa de juros, só quero que isso se torne realidade.

Grande abraço, sucesso a todos!

Comentários

  1. Muito legal, Frugal!

    Já pensou em vender o ap atual, depois de quitado, e usar o valor para pagar o próximo ap? Ou mesmo investir tudo em renda fixa ou FII's pra ter uma renda passiva sem a dor de cabeça de ter que lidar com inquilino?

    De qualquer maneira, a sua condição é excelente, invejo-a!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MIN, de início, não pretendo me desfazer dele. Vou deixar tudo na mão de alguma imobiliária. Se começar a ter muito problema com inquilino, posso pensar em vender.

      Espero que o plano transcorra bem. Vou ficar o mês de dezembro zerado de reservas. Janeiro será um mês de reinício, literalmente!

      Obrigado pelo comentário, abraços e mto sucesso pra vc!

      Excluir
  2. Parabéns Frugal!

    Interessante seu plano, boa sorte com ele man! Eu comprei a pouco tempo meu imóvel, ainda não consigo quitá-lo se vender tudo o que tenho (eu acho, não fiz as contas hehe)

    Mas, se nossos juros continuarem baixos, pretendo começar a amortizar a dívida..

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II, tudo bom? Em cenários de queda de juros, creio que seja uma boa opção amortizar o imóvel. Ainda mais se o dinheiro estiver alocado em renda fixa.

      A sensação de liberdade é ótima. Menos uma dívida no orçamento.

      Sucesso, grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Frugal!

    Já tá com o planejamento de 2018 feito!
    Gostei muito da sua estratégia! Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Janota! Obrigado! A parte mais difícil desse planejamento será deixar o capital alocado em RF.

      Já me acostumei a fazer planilhas, usar homebroker etc. Hoje eu acho meio esquisito colocar um dinheiro num CDB e simplesmente esquecer ele rss.

      Abs!

      Excluir
    2. Rapaz passei batido quando li seu post.
      Pelas regras do SFH, não é possível financiar um segundo imóvel na cidade em que já se possui imóvel próprio. Se o financiamento não sair pelo SFH não dá pra usar o FGTS!
      Você vai ter que ver direitinho como você faz. Às vezes uma opção é quitar o atual com fgts e daí resolver a compra do outro.
      Abraço!

      Excluir
    3. Caraca Janota, nem sabia dessa. Valeu pelo aviso. Vou ter que utilizar logo pro atual então. Problema que ainda estou no prazo dos 2 anos da última amortização.

      O lance vai ser deixar o saldo devedor no valor do meu saldo de FGTS.

      Muito obrigado pelo escurecimento!

      Excluir
    4. Esclarecimento* maldito corretor rss

      Excluir
  4. Parabéns Frugal.

    Quitar dívidas é uma sensação excelente.

    Esse mês eu quito bem antes do tempo um consignado que tem tirado o sossego.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DP! Realmente, é uma sensação aliviadora!

      Aproveito para lhe parabenizar por quitar seu consignado!

      Menos uma dívida e melhores noites de sono, uma troca mais do que justa!

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blog entrando em stand-by

Cada vez tenho mais certeza que meu mundo não é aqui na blogosfera de finanças. Viver a pandemia e perceber que a maioria dos blogueiros estão mais preocupados com dinheiro do que com a saúde, me levou à esta conclusão. Ainda penso em continuar minha postagens, talvez com um nicho que eu me identifique mais. E quem sabe consiga rentabilizar um pouco. Tenho algumas ideias, vamos ver se dará certo, falar menos de coisas pessoais e lidar com algo mais profissional. Sobre saúde, muitos parentes doentes e, infelizmente, dois óbitos dentro da família. Eu e minha esposa também adoecemos. Porém, o pior já passou. Muito difícil não se contaminar quando vivemos dentro do ambiente hospitalar. Estou com sinais de stress, percebi nos últimos dias, uns espasmos nas pálpebras. Situação bem ruim, que eu espero melhorar com o passar dos dias  Ando procurando paz e tranquilidade, devo colocar meu primeiro imóvel para venda dentro dos próximos dias. Cansado de lidar com inquilinos proble

ETF's no Brasil: o seu guia definitivo

Este texto tem como objetivo auxiliar os novos CPF's da Bolsa de Valores. No final de 2018, éramos apenas 800 mil investidores (pouco, perto de uma população de 210 milhões de brasileiros). Em outubro de 2019, subimos para 1,5 milhão de investidores (o dobro, praticamente). Existem diversos fatores que levaram a esse aumento expressivo, dentre eles, podemos elencar: - Queda da taxa SELIC, atingindo fundo histórico de 4,5 % ao ano; - Aprovação da reforma da previdência e expectativas de mais reformas; - Expectativas também do fim da guerra comercial entre EUA e China; - Taxa de desemprego seguindo em queda. Dentro deste cenário, o investidor brasileiro precisou se mexer. Quem investia em 2015/2016 conseguia retornos expressivos sem correr muitos riscos, visto que a taxa SELIC estava em 14,25% ao ano. No cenário atual, os investimentos não estão mais tão simples assim. Quem busca uma rentabilidade um pouco mais elevada precisa correr mais riscos. É o prêmio risco

COVID-19 e o que penso a respeito

Colegas, estamos diante de dias tenebrosos. Não estou me referindo à bolsa de valores. A B3 é só a cereja do bolo do estrago que iremos vivenciar nos próximos meses.  Queria muito ser otimista nesta hora mas é um exercício muito difícil. Se vivêssemos num país organizado e com pessoas educadas, talvez meu sentimento fosse outro. Porém, vivemos no Brasil, um país recheado de favelas em que os cidadãos não possuem nem acesso ao mínimo de saneamento básico. Vamos tentar imaginar o seguinte cenário para os próximos dias: - A crise sanitária irá se intensificar. Já são quase 300 mortos e este número irá aumentar. Aumentar muito. Os testes não estão sendo realizados da forma correta, certamente temos mais mortos e mais casos do que o Ministério informa. - O isolamento social é a melhor forma de prevenção no momento. Pelo menos enquanto não for produzida nenhuma vacina ou descoberto algum anti-viral eficaz contra o vírus. Com isso, a renda de todos os brasileiros será afetada